Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

"EU ACREDITO EM DEUS, EU NÃO ACREDITO É NA IGREJA" (A FALÊNCIA MORAL DA IGREJA)

Eu tenho conversado com algumas pessoas a respeito de Deus, a maior parte pessoas com quem eu trabalho, algumas não evangélicas e outras afastadas da igreja e em todas as conversas eu ouvi a seguinte frase: "EU ACREDITO EM DEUS, EU NÃO ACREDITO É NA IGREJA"! Todas elas me contaram histórias onde pessoas que se dizem evangélicas ou "crentes" agiram de forma contrária aquilo que é pregado nas igrejas, algumas destas histórias foram vividas por elas, e outras elas acompanharam de perto ou  ficaram sabendo através de terceiros.  Um rapaz, que está afastado, me disse que tem dificuldade em voltar para igreja porque não vê naqueles que estão na igreja a sinceridade e simplicidade que a palavra de Deus pede. Com outro rapaz a conversa estava correndo bem, ele estava ouvindo atentamente a história de Jesus até que se falou em igreja, daí por diante o tom de voz dele mudou e ele inconformado disse. "O que mata a igreja é a hipocrisia dos crentes". Um senhor de idade, 67 anos me disse a frase que intitula este post, "Eu acredito em Deus, eu não  acredito é na igreja!". Eu conversei com todos eles, expliquei que em todos os segmentos existem os que são sinceros e os que não são sinceros, e disse também que é necessário aprende a diferenciar os atos dos homens e os atos de Deus, as atitudes dos homens e as atitudes de Deus.
     Eu não estou justificando o pensamento destas pessoas, eu quero chamar atenção para o buraco moral que a igreja está se afundando. Não podemos tapar o sol com a peneira, seria burrice fazer isso, temos problemas sérios no meio cristão, escândalos, denuncias de corrupção, assédio sexual, estelionato, etc. A pouco tempo atrás alguns líderes evangélicos estavam trocando farpas através de seus programas de televisão, o Brasil inteiro assistiu os "crentes" brigando por causa de um espaço na televisão. O pior é que isso não acontece somente com a liderança, acontece também nas "esferas mais baixas" do meio. "Crentes" envolvidos em fofocas, mentiras, trapaças, devendo dinheiro é o que não falta, também existem famílias que não dão exemplo, que no meio da vizinhança eles são os barraqueiros, os problemáticos. Isso dificulta e muito a pregação do evangelho, fazendo com que as pessoas rejeitem a igreja sendo assim automaticamente afastadas de Deus. Eu creio que a culpa disto é em parte do tipo de pregação que tem se destacado nos nossos dias, só se fala de benção, conquista e vitória, não se fala de arrependimento, conduta, combate ao pecado.   
     Eu fiz questão de começar falando dos problemas, mas quero deixar claro que eu não faço parte do grupo que acha que a igreja está caída, que não vale a pena frequentar uma igreja, pelo contrário, eu acredito sim na igreja. Refletindo neste assunto eu lembrei das palavras de Jesus: "Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará".
Mateus 24:10-12.  Todas estas coisas foram profetizadas por Jesus no tempo que viveu entre os homens, só que uma coisa é você saber que um tempo de dificuldade vai chegar, outra coisa é você viver este tempo de dificuldade. Nós como igreja não estamos preparados para viver este tempo de adversidade profetizado por Jesus, estamos longe de ser aquilo que Jesus quer que sejamos, a comunhão pedida na palavra de Deus está longe de acontecer nos nossos dias. Cristo disse que se nós fossemos um, o mundo saberia que ele foi enviado por Deus. "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste"João 17:21. A imagem que o mundo tem de Cristo está ligada a comunhão que existe entre aqueles que seguem a palavra de Deus. Como isto é sério! Como isto é grave! O quadro é ruim e pode piorar, os escândalos podem continuar acontecendo, mas, nós estamos falando do Reino de Deus, do Corpo de Cristo, e Ele jamais deixará o seu nome ser escarnecido, não deixará que seu corpo seja alvo de zombarias.
     Como eu disse antes eu acredito sim na igreja. Só é decretada  a morte de uma pessoa quando há morte cerebral, quando a cabeça morre, o corpo todo morre. Você pode fazer transplante de coração, de fígado, rins, etc. Você pode ter as pernas e os braços amputados, mas, você não pode amputar nem fazer transplante de cérebro, a cabeça é que define a vida do corpo. Cristo é o cabeça da igreja, Ele é eterno, Ele é onipotente, Ele é perfeito, Ele é a vida da igreja, por isso eu acredito na igreja., porque Cristo é o cabeça da igreja, Ele é o Rei e o seu reino jamais terá fim!
     Precisamos de um avivamento, precisamos de arrependimento, eu preciso de arrependimento, precisamos de humildade, precisamos de simplicidade, precisamos de amor, precisamos de comunhão, precisamos amar mais a Deus e rejeitar o amor ao dinheiro, precisamos de uma vida cheia no Esp.Santo.
Paz e Graça!
Pr.Mauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando...