Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O BEIJO DE JUDAS - UMA PALAVRA SOBRE TRAIÇÃO

 Nos últimos dias tenho visto algo que tem me preocupado bastante e pouco se fala sobre o assunto, tenho visto as pessoas tratarem a traição como algo comum, e algumas vezes dando até um certo "status" a quem trai, como se fosse uma grande proeza. Já ouvi frases em músicas do tipo "homem de verdade tem que ter uma amante" , ou então "Quer fidelidade? Arranja um cachorro!", e estas letras são cantadas como se fosse a coisa mais normal do mundo. O que acontece é que este tipo de atitude faz com que o valor das pessoas que estão ao nosso redor seja reduzido a quase nada. Se eu me relaciono com uma pessoa com a ideia de que eu não preciso ter um compromisso ou nenhuma responsabilidade com ela, eu estou reduzindo o valor desta pessoa a nada. Eu me pergunto: "Quando, em que momento, trair se tornou uma coisa normal?" Existem homens que se gabam de ter traído a sua companheira e são até reverenciados por isso, quando na verdade eles deviam se envergonhar. Com a desculpa de que homem é assim mesmo, o instinto fala mais alto e não dá pra resistir ele justifica a suas traições e vai dilacerando o coração da mulher que deposita nele a sua confiança. O mesmo está acontecendo com as mulheres. Algumas traem porque foram traídas e querem se vingar, outras traem porque querem. Tanto uma quanto outra estão erradas porque a se traição resolvesse alguma coisa o mundo estaria uma maravilha e não é isto que estamos vendo. O QUE EU VEJO QUE A TRAIÇÃO FAZ É LEVAR HOMENS E MULHERES A UMA BATALHA JUDICIAL PARA VER DE QUANTO VAI SER A PENSÃO, QUEM VAI FICAR COM AS CRIANÇAS, QUEM VAI FICAR COM A CASA OU COM O CARRO. VEJO TAMBÉM HOMEM QUE TRAI, E NÃO SUPORTA QUE A SUA EX-MULHER CONSIGA OUTRO COMPANHEIRO, AÍ ENTÃO ELE VAI LÁ LÁ E MATA A MULHER, GERANDO UM CAOS NA VIDA DE POSSÍVEIS FILHOS E FAMILIARES. ENTÃO EU PERGUNTO:"TRAIU PORQUE? TRAIU PRA QUÊ?"
Um outro tipo de traição é a traição entre entre amigos "próximos". Para exemplificar eu vou usar a história de Jesus e Judas porque Normalmente se associa a um traidor o nome do mais famoso deles, "Judas". Jesus e judas eram pessoas próximas, o próprio Jesus escolheu Judas para ser seu seguidor e durante três intensos anos eles conviveram dia-a-dia. Eles passaram por várias experiências juntos, Judas viu Jesus andar sobre as águas, viu Jesus curar muitas pessoas, ouviu Jesus falar de paz em um tempo de conflitos e guerras, eles passaram por tempestades juntos, eles foram ameaçados, eles andaram juntos de cidade a cidade. Judas conhecia Jesus no seu dia-a-dia e Jesus conhecia Judas também, mas o fato de estarem juntos, passarem por inúmeras situações juntos, não significam que eles possuíam o mesmo sentimento e o mesmo pensamento e é aí que as coisas começam a desandar na hora da dificuldade. O final desta história todo mundo ja sabe, Judas literalmente vende Jesus por 30 moedas de prata e acaba com um relacionamento que estava sendo construído por 3 anos, e o pior de tudo, a traição é selada com uma saudação íntima entre amigos, um beijo. É difícil pensar que um beijo pode ter um significado tão amargo, como é a traição, mas é a pura verdade. Jesus passou por uma experiência terrível.
Quantas pessoas já passaram por uma experiência assim? você ja passou? Não existem palavras que possam descrever com exatidão o que sente uma pessoa que foi traída por um amigo, amiga ou companheiro(a). É duro imaginar uma pessoa que aposta em um relacionamento, se entrega a ele, cria um laço forte de amizade ou abre totalmente o seu coração ao seu companheiro ou sua companheira, aposta todas as fichas em uma pessoa porque pensa que ela também está fazendo a mesma coisa e no final descobre que o seu preço pra ela é muito pequeno, apenas 30 moedas. A traição é um dos atos mais covardes que o ser humano pode praticar com o seu semelhante, e também é uma das feridas mais difíceis de se curar, é algo que pode ter uma "tentativa de explicação", mas nunca terá justificativa..
Eu não tenho um remédio milagroso pra quem ja passou ou está passando por isso, não tenho uma resposta do porque isso aconteceu ou está acontecendo com você, isso só Deus pode responder. O que eu posso dizer é que as vezes nos pensamos que as pessoas pensam e sentem como nós, mas isso não acontece, as vezes nós nos importamos muito com as coisas, mas a verdade é que nem todo mundo se importa como nós nos importamos. Muitas vezes damos as pessoas características que imaginamos ou queremos que elas tenham, mas na verdade elas não tem, e quando uma situação desastrosa como a traição acontece, a realidade vem a tona e a queda é muito grande. Não estou querendo por a culpa da traição na pessoa que foi traída, nem querendo justificar o traidor, só estou dizendo que precisamos aprender a ver as coisas como elas realmente são. Jesus sabia muito bem quem era Judas, sabia muito bem o que ele era capaz de fazer, e acredito que ele certamente perdoaria Judas se este pedisse perdão a Jesus, o que infelizmente não aconteceu. Jesus tinha uma missão a cumprir e este acontecimento fazia parte das coisas que tinham que acontecer com Jesus, mas isto é outra história.
Aqui vai um conselho pra quem ja passou ou está passando por um momento de traição. Esfrie a cabeça e tente se lembrar de situações onde você pôde perceber algumas falhas nas atitudes da pessoa que te traiu, tente lembrar de cada uma delas, com certeza esta pessoa tomou algumas atitudes no passado que denunciavam os seus reais sentimentos e pensamentos. O que acontece é que nós não percebemos que estas atitudes são o prenúncio do que está por vir e baixamos a guarda. Feito isso tente tirar uma lição da situação que você está passando. O que você fará se as mesmas coisas acontecerem novamente?
Por último eu peço a Deus que te ajude e que conforte o seu coração, que te de paz e que você não perca as esperanças. Busque forças em Deus, Ele É socorro bem presente na hora da angústia.
Um abraço
Paz e Graça
Pr.Mauro

Um comentário:

Contando...