Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

horgulho X humildade

- 12 coisas sobre o orgulho:

1) É a auto-divinização do ser, amor próprio exagerado.

2) É a busca do mais elevado simplesmente para aparecer mais, ser mais, ter mais.

3) É o ego acima de tudo e todos.

4) É a auto-suficiência que nos faz crer que não precisamos de ninguém e damos conta da nossa vida.

5) Nos cega para os direitos e necessidades dos outros e faz-nos enxergar somente os nossos direitos e necessidades.

6) 1º eu, 2ºeu, 3º eu, 4º eu, 5º eu, 6º eu, 7ºeu, .....

7) Endurece o coração e tranca os lábios para elogiar o outro.

8) Nos isola dos outros.

9) Não admite os erros dos outros, não liberando perdão jamais.

10) Não admite o próprio erro.

11) Sempre está certo e jamais pede perdão.

12) Nos afasta de Deus, fazendo com que Ele rejeite nos rejeite.



- Humildade é:

1) A atitude que não nos faz ser exibidos apesar dos dons que nos foram dados por Deus.

2) A capacidade do nosso espírito perceber a grandeza de Deus e o valor do nosso semelhante.

3) A disposição que nos faz sentar ao lado de publicanos e meretrizes, sem constrangimento e sem cumplicidade.

4) O sentimento que nos faz lavar os pés uns dos outros.

5) O que nos faz largara cobiça pelos primeiros lugares.

6) É o que nos faz amar mais servir do ser servido.

7) É poder que subjuga o ego e faz Jesus ser absoluto em nós.

8) É o que nos faz gritar: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

9) É o que nos faz descansar nas promessas de Cristo, pois nos faz totalmente dependentes Dele.

10) É o fruto do Espírito que nos leva a santificação.

11) Infelizmente, é o que falta em alguns pastores, ministros e cantores evangélicos de hoje



- Nosso maior exemplo de humildade vem da cruz, ali e somente ali, encontraremos o Deus criador de todas as coisas, o onipotente, onipresente e onisciente Deus carregando uma culpa que é nossa e dizendo que ainda sim nos ama. Olhando pra cruz não temos motivo para sentir orgulho, querer aparecer mais que os outros, ou não perdoar, pois diante da cruz todos nós somos iguais.



Decida qual o caminho você quer seguir.

Uma casa construida na areia

Uma coisa tem me chamado muita atenção na sociedade nos dias de hoje: a inversão de valores. A sociedade está perdendo o rumo das coisas e está caminhando a passos largos para a ruína.
Um exemplo clássico está na questão da fidelidade. Como homem casado que sou posso dizer que se você hoje estiver conversando com amigos numa festa ou em um bar e afirmar categoricamente que é fiel a sua esposa, você será chamado de bobão, otário, mané. A sociedade tem tratado a infidelidade como algo normal, algo vai dar afirmação pessoal aquele(a) que a pratica, quando na verdade acontece o inverso. A infidelidade, seja ela praticada em qualquer situação, traz traumas que são difíceis de serem curados, tira a credibilidade de quem a pratica e fere a alma de quem sofre a traição. Quando nos casamos prometemos ser fiéis na tristeza e na alegria, na saúde ou na doença, etc. e tal. Onde foram parar estas palavras? Homem ou mulher que se preza, mantém as suas palavras, mas não é isto que tem acontecido ultimamente. A televisão através de filmes e novelas traz a idéia que isto é normal, as músicas incentivam a infidelidade de uma forma bem aberta. A família está sendo fortemente ameaçada pela inversão de valores, e a família é a base da sociedade, se as famílias vão mal, toda a sociedade vai mal.
Outra inversão muito perigosa está na questão da honestidade. A honestidade hoje está extinta, um exemplo clássico disto está na seguinte história que vi na tv. Um funcionário de um aeroporto achou no banheiro uma mala que continha uma grande quantia de dólares. Ele então a entregou as autoridades responsáveis que entregaram a mala intacta ao seu legítimo dono. Isto foi um acontecimento no Brasil. Toda a mídia publicou o acontecido e o governo convidou este homem para fazer uma propaganda exaltando o seu ato, como se ele tivesse entrado em um prédio em chamas e salvado 35 criancinhas de uma vez, quando na verdade ele só foi honesto. Este homem não é anormal, anormal somo nós que achamos que isto é incomum.
A sociedade está doente, e quando aparece uma pessoa sã, ela logo se distaca como incomum, quando na verdade ela é uma das poucas pessoas normais, o caso deste homem é um exemplo disto. Infelizmente para sociedade hoje ser honesto é sinal de inocência ou burrice, é triste, mas a verdade é esta.
A sociedade esta construindo as suas bases na areia, e todos sabemos que uma casa construinda na areia tem como certa sua destruição.
Deixo aqui esta reflexão e termino com as palavras do meu mestre Jesus em mateus 7:24-27


"Todo aqule , pois, que houve estas minhas palavras e as põem em prática, será comparado ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto sobre aquela casa; contudo não caiu porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põem em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto sobre aquela casa; e ela caiu, e foi grande a sua queda."

Contando...