Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PORQUE RELACIONAMENTOS FRACASSAM?


O que mais se vê hoje em dia são pessoas reclamando dos relacionamentos que elas tentaram estabelecer com outras pessoas mais fracassaram. Quando falo de relacionamento estou falando não só do relacionamento amoroso entre homem e mulher, mais também de amizades, relaciomnamento familiar, profissional e etc. Os relacionamentos nos dias de hoje estão ficando mais sensíveis, vulneráveis, se rompem, acabam por causa de qualquer motivo besta.
Um dos fatores que prejudicam e destroem o relacionamento é a troca de valores. Relacionamentos são destruídos porque as "coisas", se tornam mais importantes do que as pessoas. No relacionamento entre um homem e uma mulher, o mais importante para o homem deve ser a mulher, não o carro, o futebol, a televisão ou outra coisa. Do mesmo modo o mais importante para a mulher deve ser o homem, não a roupa, o vestido, a jóia, a bolsa ou outra coisa do tipo. Em uma amizade, os amigos devem se colocar em primeiro lugar, antes das coisas. Uma amizade verdadeira não acaba por causa de um objeto quebrado, perdido ou emprestado. Tudo pode ser resolvido se ambos se considerarem importantes um para o outro. Quando um relacionamento acaba por causa de um objeto, por causa de um capricho bobo, a ferida se torna grande e o valor atrubuído a pessoa com quem nos relacionamos diminui bastante.
Um outro fator que destrói um relacionamento é o orgulho e a vaidade. Quando o orgulho entra no meio de qualquer relacionamento, este mesmo relacionamento está fadado ao fracasso, a tragédia é anunciada. O orgulho impede que vejamos o outro como igual, ele faz com que o outro seja sempre menor, o orgulho nos dá um valor que nós não temos, traz consigo a arrogância. O orgulho não nos deixa pedir perdão pelos erros que cometemos, na verdade o  orgulho sempre aranja desculpa para nossos erros e aponta um outro culpado para eles. O orgulho afasta as pessoas, nos torna insuportáveis e arrogantes, destruindo todo e qualquer relacionamento que teantamos construiur. Nínguém consegue viver ao lado de uma pessoa que mesmo sabendo que está errada não se desculpa e ainda agride os outros.
O egoísmo é um fator que derruba qualquer relacionamento. Uma pessoa egoísta não vê a necessidade dos outros, vê acima de tudo e de todos as suas próprias necessidades. O egoísta pensa no seu próprio divertimento e não em se divertir com o seu companheiro(a) e amigo(a). O egoísta que se satisfazer e não pensa na satisfação dos outros, como conviver com uma pessoa assim? como estabelecer um relacionamento com uma pessoa que só pensa em si e não nos outros?
Um outro tipo de problema é o relacionamento baseado em interesses. Não se pode estabelecer um relacionamento com alguém pra conseguir uma espécie de vantagem seja ela qual for. Isto não é relacionamento, é exploração. Um relacionamento que é baseado em um interesse só existe enquanto este interesse é mantido. Acabou o interesse, acabou o relacionamento e isto é altamente destrutivo.
Um relacionamento para ser sadio precisa ser sincero, as pessoas precisam estar dispostas a se doar pelo seu companheiro(a) ou amigo(a). A humildade precisa estar presente pois pedir perdão e perdoar é importantíssimo em todo relacionamento. Em relaciomamento sadio as pessoas são mais importantes do que as coisas, se pensa primeiro em manter o relacionamento e não em obter vantagem.
Se você encontra problemas em manter relacionamentos, pare e pense, reflita nos seus atos e atitudes. Se relacionar por interesse só traz decepção. É claro que certas pessoas são difíceis de se relacionar, outras vezes a culpa pelo término de um relacionamento não é nossa mas dos outros, isto acontece, temos que analizar a situação e cuidar para não nos envolvermos mais com pessoas que praticam coisas, ou pensam de modo diferente do nosso modo de pensar e agir.
Construa bons relacionamentos e seja feliz
Mauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando...