Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUANDO O EGO NOS PREJUDICA

O ego é uma instância da personalidade definida pela psicologia como o nosso eu mais perceptível. O ego, que é a parte mais perceptível de cada um de nós, age condicionado por nossos desejos, conscientes ou inconscientes, e ao mesmo tempo é moldado por nossa autocensura e pelos nossos juízos de valor. Eu sou uma pessoa observadora, gosto de observar as reações e atitudes humanas, Deus tem me dado a oportunidade de aprender com meus próprios atos, pensamentos e gestos, é como se eu me observasse por fora e isto tem sido muito bom para mim. Eu tenho visto como o Ego do ser humano é algo tão sensível e tão fácil de ser atingido. Me lembro agora das palavas de Al Patino no Filme "Advogado do Diabo", quando ele, que interpreta o próprio, Diabo diz:"Vaidade, meu pecado predileto"! Isto é verdade, O que é a vaidade senão uma massagem ou um cafuné no ego. Não estou dizendo que ter vaidade é algo extremamente maléfico, o maléfico é se deixar levar pela vaidade, pelo desejo do ego como muitos tem feito nos dias de hoje.
Tenho visto famílias se destruírem, marido humilhar mulher, mulher maltratar marido, filho desrespeitar pai e mãe, e pais maltratarem seus filhos por causa da vaidade, por causa do ego. Um exemplo: O que faz um marido que sabe que está errado não reconhecer seu erro para sua esposa? O que faz uma mulher que sabe que está errada não reconhecer seus eros para seu marido? O que faz um filho que sabe que está errado não reconhecer seus erros para seus pais? O faz um pai ou mãe que sabe que foi injusto com o filho não reconhecer seus erros? a RESPOSTA É O EGO.
Este tipo de situação tem destroçado famílias e acabado com a vida de diversas pessoas. Por causa do ego se inventam calúnias contra companheiros de trabalho, por causa do ego se comete injustiça contra uma pessoa inocente, por causa do ego pessoas se corrompem só para ostentar seu poder e seu status, por causa do ego uma pessoa é capaz de agredir seu próprio corpo em busca de uma beleza estética, por causa do ego homens matam e morrem. O ego tira o valor real das coisas que estão ao nosso redor, ele tira o valor das pessoas que amamos, dizendo que aquilo que queremos ser é mais importante que estas pessoas. William shakspeare diz que o mais importante não é aquilo que você tem, mais quem você tem, isso é muito profundo. O ego não deixa você ser feliz com o que você tem, ele sempre pede mais, ele não tem limite. Ele não deixa você se contentar com sua esposa somente, ele vai pedir mais, ele vai pedir outras. Ele não deixa você se contentar com seu esposo, ele vai pedir mais.
O ego vai dizer pra você que se você não for o melhor ou a melhor, não vale a pena fazer nada, se você não estiver por cima da situação não vale, quando na verdade o simples fato de estar junto basta.
Comecei a perceber isto quando passei por uma experiência simples mais enriquecedora. Certa vez estava na sala de casa jogando video game e minha filha passou na frente, tropeçou no fio e quase derrubou tudo, na mesma hora fiquei irado e parti pra cima dela. Foi quendo Deus me faz parar e senti ele me perguntando:" O que vale mais, seu video game ou sua filha?" Na mesma hora pedi perdão a ela e disse que a amava muito, naquele dia comeceia dar valor mais as pessoas que tenho do que as coisas que tenho ou quem eu posso chegar a ser.
Pense nisso, você tem dado valor as coisas certas ou o seu ego besta tem destruído tudo que você tem e tem afastado as pessoas de você? É hora de refletir.
Paz e graça
Pr.Mauro

Contando...