Romanos 12.18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
O desejo de Deus é que os homens vivam em paz, em harmonia. Deus não quer irmãos brigando por causa de herança, morte por causa de brigas de trânsito, brigas de vizinhos que terminam em morte, brigas de gangues rivais e etc. A paz que tanto vemos ser pregada por ong's, movimentos e outras coisas, também é um desejo do coração de Deus. Mas observando este versículo descobrimos algo muito interessante. É NOSSA OBRIGAÇÃO BUSCAR A PAZ COM OS OUTROS, MAS NEM SEMPRE OS OUTROS VÃO QUERER BUSCAR A PAZ CONOSCO.E agora o que fazer?
O que fazer quando você se esforça para ser amigo de uma pessoa e ela não liga pra isso? O que fazer quando você tenta resolver um problema com uma pessoa e ela não tem o interesse de resolver? O que fazer quando você não fez nada pra uma pessoa e ela começa a te atacar e não quer saber de falar nada com você pra tentar esclarecer as coisas? A resposta é NADA. Se você já fez tudo pra tentar resolver o problema e a outra parte não quer saber de resolver, não faça mais nada.
A paz não é algo que depende não só de uma pessoa, a paz é uma decisão conjunta das partes envolvidas. Temos conflitos no Oriente Médio,em Israel, Palestina, Iraque, Paquistão, temos conflitos na África entre as etinias que lutam entre si, em fim, a história da humanidade é marcada por vários conflitos e nos dias de hoje estamos vivendo muitos. A paz no Oriente médio África e etc., só existirá quando ambas as partes se disporem a buscá-la verdadeiramente. A paz virá de uma decisão tomada em conjunto, mas a paz pedirá um preço. A paz só vem quando ambas as partes envolvidas na questão estiverem dispostas a pagar o preço que ela exige. Vamos voltar a questão do Oriente Médio. A paz só virá ali quando ambas as partes cederem, todos fazem reinvindicações e querem que estas sejam aceitas, mas ninguém quer aceitar as reinvindicações do outro, se um lado só ceder, isto não será paz, será imposição.
Fui lá longe, lá no Oriente médio para trazer um exemplo para nós hoje. Por vezes passamos por problemas e temos dificuldades de resolvê-los, as vezes temos até a vontade, mas não conseguimos por fim neles. Se você está passando por uma situação assim eu te dou o seguinte conselho: Pense no que está acontecendo, veja aonde você pode ceder para que o problema seja resolvido, veja também o que você precisa que a outra parte ceda para que você não se sinta injustiçado ou no prejuízo, e agora sim junte-se a outra parte e tente resolver. Se ainda sim não houver jeito, entregue nas mãos de Deus, a sua parte você já fez. Não deixe nenhum tipo de mágoa, rancor ou tristeza crescer no seu coração por causa disto, mantenha sempre a disposição pra resolvê-lo, mas a solução completa deste problema não depende só de você. SE VOCÊ TEM TENTADO DE TODO E QUALQUER JEITO A REAPROXIMAÇÃO COM UMA PESSOA E ELA NÃO QUER SABER DE NADA, NÃO SE PENALIZE, NÃO FIQUE TRISTE, DEIXE NAS MÃOS DE DEUS E DESCANSE.
Todos nós temos problemas com familiares, na igreja, no trabalho escola ou etc. Você pode ser uma pessoa de bem, que busca o bem, e que buca a paz, mas nem todos possuem esta mesma motivação. Não estou julgando os outros, não quero que você julgue os outros, estou querendo dizer que você precisa manter a paz que ja está no seu coração independente da posição dos outros, estou te recomendando as palavras do apóstolo Paulo:
Romanos 12.18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Paz e graça.
Estas palavras me ajudarm muito Pr Mauro, pois estou passando por uma situação como esta na qual eu ja tentei a reconciliação e a outra pessoa não quer paz, mas eu ja entreguei nas mãos de DEus essa situação, q Deus abençoe a voce e continue te usando na palavra, um abraço
ResponderExcluirNanci