Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MATURIDADE + SABEDORIA = CABEÇA NO LUGAR


TRECHO EXTRAÍDO DO SITE  http://www.terra.com.br/mulher/sexo/2002/05/06/000.htm
 
"Você terminou a faculdade, casou e teve filhos. É seguro dizer que se tornou um adulto? Não necessariamente, afirma uma pesquisadora britânica. Ela verificou que, para muitas pessoas, a "fase adulta" (maturidade) não é definida pela passagem por eventos tradicionais, mas pela uma mudança na personalidade e no comportamento." (Reuters Health - Pesquisadora -)




Estamos passando por um momento difícil em nossa sociedade, mais especificamente com os jovens. É comum ver noticiários com jovens se agredindo, alcolizados, drogados, envolvidos em orgias, e praticando atos obcenos. Esta situação acontece não é de hoje, mas nos últimos tempos vem se agravando cada vez mais.  O que falta então para esta situação acabar ou diminuir? A resposta é maturidade, ou, como bem falou a pesquisadora, mudança na personalidade.
     A maturidade independe de idade, você pode estar pensando que eu tenho 65 anos, mas na verdade tenho 33, mas me considero um homem bastante maduro na minha idade. Arrogância ou prepotência da minha parte? Não. Sei reconhecer meus erros e meus acertos, qualidades e defeitos sem problema algum. Como foi falado na pesquisa, o fato de alguém estar cursando uma faculdade, não faz dela uma pessoa madura (na verdade tem cada idiota dentro das faculdades), o fato de uma pessoa casar  e ter filhos não faz dela uma pessoa madura, o fato de uma pessoa trabalhar não faz dela uma pessoa madura. O que faz uma pessoa madura é a atitude que ela toma  dentro destas áreas da sua vida. Atitude que ela toma dentro da faculdade, do casamento, do trabalho, etc. A maturidade consiste em buscar uma visão ampla das coisas, não levar em conta somente o seu ponto de vista, e baseado naquilo que foi observado tomar uma atitude coerente. Em outras palavras, a maturidade se manifesta através da observação ampla, depois vem processamento de tudo que foi observado e por último a atitude coerente.
     O que acontece hoje é que todo mundo quer ter razão, todos querem estar "por cima", todos querem ser vistos e admirados, todos querem satisfazer seus desejos e realizar seus sonhos a qualquer custo, e o custo de tudo isso é muito, muito caro. Casamentos se desfazem por motivos banais, vidas são tiradas por motivos banais como ciúmes, objetos, etc.
     O que fazer para obter maturidade? Um fator importantíssimo para se obter maturidade e ser humilde. A humildade e a maturidade andam de mãos dadas. A humildade vai fazer você olhar pra tudo que aconteceu na sua vida e aprender com o seu passado, com as coisas boas e as coisas ruins dele. Pra alguém que não busca a humildade, as experiências do passado nunca serão uma fonte de aprendizado para se obter maturidade, mas sim uma fonte de tormento, mas para aqueles que buscam a humildade, as experiências do passado vão servir de ponte para a maturidade. Sem maturidade o sofrimento é quase certo, as brigas são constantes, os probemas são rotina. Infelizmente os jovens de hoje(uma grande parte deles pelo menos) estão longe de chegar a maturidade. Eu espero em Deus que isso possa mudar para termos, no futuro, uma sociedade melhor.
PAZ E GRAÇA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando...