sexta-feira, 18 de setembro de 2009
VOCÊ SEMPRE TERÁ UMA ESCOLHA
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
PAZ COM TODOS...
O desejo de Deus é que os homens vivam em paz, em harmonia. Deus não quer irmãos brigando por causa de herança, morte por causa de brigas de trânsito, brigas de vizinhos que terminam em morte, brigas de gangues rivais e etc. A paz que tanto vemos ser pregada por ong's, movimentos e outras coisas, também é um desejo do coração de Deus. Mas observando este versículo descobrimos algo muito interessante. É NOSSA OBRIGAÇÃO BUSCAR A PAZ COM OS OUTROS, MAS NEM SEMPRE OS OUTROS VÃO QUERER BUSCAR A PAZ CONOSCO.E agora o que fazer?
O que fazer quando você se esforça para ser amigo de uma pessoa e ela não liga pra isso? O que fazer quando você tenta resolver um problema com uma pessoa e ela não tem o interesse de resolver? O que fazer quando você não fez nada pra uma pessoa e ela começa a te atacar e não quer saber de falar nada com você pra tentar esclarecer as coisas? A resposta é NADA. Se você já fez tudo pra tentar resolver o problema e a outra parte não quer saber de resolver, não faça mais nada.
A paz não é algo que depende não só de uma pessoa, a paz é uma decisão conjunta das partes envolvidas. Temos conflitos no Oriente Médio,em Israel, Palestina, Iraque, Paquistão, temos conflitos na África entre as etinias que lutam entre si, em fim, a história da humanidade é marcada por vários conflitos e nos dias de hoje estamos vivendo muitos. A paz no Oriente médio África e etc., só existirá quando ambas as partes se disporem a buscá-la verdadeiramente. A paz virá de uma decisão tomada em conjunto, mas a paz pedirá um preço. A paz só vem quando ambas as partes envolvidas na questão estiverem dispostas a pagar o preço que ela exige. Vamos voltar a questão do Oriente Médio. A paz só virá ali quando ambas as partes cederem, todos fazem reinvindicações e querem que estas sejam aceitas, mas ninguém quer aceitar as reinvindicações do outro, se um lado só ceder, isto não será paz, será imposição.
Fui lá longe, lá no Oriente médio para trazer um exemplo para nós hoje. Por vezes passamos por problemas e temos dificuldades de resolvê-los, as vezes temos até a vontade, mas não conseguimos por fim neles. Se você está passando por uma situação assim eu te dou o seguinte conselho: Pense no que está acontecendo, veja aonde você pode ceder para que o problema seja resolvido, veja também o que você precisa que a outra parte ceda para que você não se sinta injustiçado ou no prejuízo, e agora sim junte-se a outra parte e tente resolver. Se ainda sim não houver jeito, entregue nas mãos de Deus, a sua parte você já fez. Não deixe nenhum tipo de mágoa, rancor ou tristeza crescer no seu coração por causa disto, mantenha sempre a disposição pra resolvê-lo, mas a solução completa deste problema não depende só de você. SE VOCÊ TEM TENTADO DE TODO E QUALQUER JEITO A REAPROXIMAÇÃO COM UMA PESSOA E ELA NÃO QUER SABER DE NADA, NÃO SE PENALIZE, NÃO FIQUE TRISTE, DEIXE NAS MÃOS DE DEUS E DESCANSE.
Todos nós temos problemas com familiares, na igreja, no trabalho escola ou etc. Você pode ser uma pessoa de bem, que busca o bem, e que buca a paz, mas nem todos possuem esta mesma motivação. Não estou julgando os outros, não quero que você julgue os outros, estou querendo dizer que você precisa manter a paz que ja está no seu coração independente da posição dos outros, estou te recomendando as palavras do apóstolo Paulo:
Romanos 12.18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Paz e graça.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
RECONHEÇA SEUS ERROS
Uma das qualidades que mais admiro em uma pessoa é a capacidade que ela tem assumir seus erros e de concertá-los. Esta qualidade faz com que a pessoa seja uma pessoa agradável, boa de se conviver e até digna de confiança, não que ela não vá errar mas se isto vier acontecer ela poderá reconhecer seus erros e a amizade vai continuar.
Para podermos viver bem com nossos amigos, irmãos, família como um todo, é necessário que aprendamos a reconhecer nossos erros, se não nos tornaremos pessoas intragáveis, difíceis de se conviver, e aqueles que nos cercam se afastarão de nós nos deixando sozinhos. Talvez, muitos problemas que você viveu e deixaram traumas não só em você mas na sua família ou amigos poderiam ser minimizados se ouvesse alguém com a coragem de pedir perdão reconhecendo os seus erros. O problema é que muitas vezes esperamos os outros reconhecerem seus erros para depois reconhecer os nossos. E quando ninguém reconhece nada o proble só faz crescer. Não espere pelos outros, faça a sua parte, comece a praticar isso e você vai ver que as coisas ao seu redor vão mudar.
Se você é pai ou mãe ao fazer isso você vai estar ensinando humildade aos seus filhos, eles vão aprender com você a reconhecer seus erros e se tornará uma pessoa agradável de se conviver, querido pelos seus amigos e familiares.
Posso garantir a você,não há vergonha nenhuma em reconhecer seus erros, muito pelo contrário, você se tornará uma pessoa admirada e respeitada por todos que te cercam, mas esta decisão é de total responsabilidade sua. Isto não vai acontecer do dia pra noite, vai demorar algum tempo até a mudança de comportamento se estabelecer, mas com certeza vai abrir muitas portas, vai evitar muitos problemas, e principalmente vai te trazer paz.
Que Deus te abençoe!
Paz e Gaça.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Para Estarmos Certos, Temos de Pensar Certo
A Bíblia tem muita coisa para dizer acerca dos nossos pensamentos; o evangelismo atual não tem praticamente nada para dizer sobre eles. A razão por que a Bíblia fala tanto deles é que os nossos pensamentos são vitalmente importantes para nós; a razão por que o evangelismo fala tão pouco é que estamos reagindo exageradamente contra as seitas do "pensamento", como as do Novo Testamento, da Unidade, da Ciência Cristã, e outras semelhantes. Estas seitas fazem os nossos pensamentos ficarem muito perto de tudo, e nos opomos fazendo-os ficar muito perto de nada. Ambas as posições são erradas.
Os nossos pensamentos voluntários não só revelam o que somos; predizem o que seremos. A não ser aquela conduta que brota dos nossos instintos naturais básicos, todo o nosso comportamento é precedido pelos nossos pensamentos e deles se origina. A vontade pode vir a ser serva dos pensamentos, e, em elevado grau, mesmo as nossas emoções seguem o nosso pensar. "Quanto mais penso nisso. mais louco fico", é como o homem comum o coloca, e ao fazê-lo, não somente relata com precisão os seus processos mentais, mas também paga inconsciente tributo ao poder do pensamento, O pensamento instiga o sentimento, e o sentimento dispara a ação. Assim fomos feitos, e bem que podemos aceitá-lo.
Os Salmos e os Profetas contêm numerosas referências ao poder que o reto pensamento tem de inspirar sentimento religioso e de incitar a conduta certa. "Considero os meus caminhos, e volto os meus passos para os teus testemunhos". "Enquanto eu meditava ateou-se o fogo: então disse eu com a própria língua. . ." Vezes sem conta os escritores do Velho Testamento nos exortam ã aquietar-nos e a pensar em coisas elevadas e santas como fator preliminar para a correção da vida ou uma boa ação ou um feito corajoso.
O Velho Testamento não está sozinho em seu respeito pelo poder do pensamento humano, poder outorgado por Deus. Cristo ensinou que os homens se corrompem por seus maus pensamentos, e chegou ao ponto de igualar o pensamento ao ato: "Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela". Paulo recitou uma lista de fulgentes virtudes, e ordenou: "Seja isso o que ocupe o vosso pensamento".
Estas citações são apenas quatro das centenas que poderiam fazer-se das Escrituras. Pensar em Deus e em coisas santas cria uma atmosfera moral favorável ao crescimento da fé, bem como do amor, da humildade e da reverência. Pelo pensamento não podemos regenerar os nossos corações, nem eliminar os nossos pecados, nem mudar as manchas do leopardo. Tampouco podemos com o pensamento acrescentar um côvado à nossa estatura, ou tornar o mal bem, ou as trevas luz. Ensinar isso é representar falsamente uma verdade bíblica e usá-la para a nossa própria ruína. Mas, pelo pensamento inspirado pelo Espírito, podemos ajudar a fazer de nossas mentes santuários purificados em que Deus terá prazer em habitar.
Referi-me num parágrafo anterior aos "nossos pensamentos voluntários", e usei as palavras de propósito. Em nosso jornadear através deste mundo mau e hostil, ser-nos-ão impostos muitos pensamentos de que não gostamos e pelos quais não temos simpatia moral. As necessidades da vida podem compelir-nos por dias e anos a abrigar pensamentos em nenhum sentido edificantes. O conhecimento comum do que fazem os nossos semelhantes produz pensamentos repugnantes à nossa alma cristã. Estes necessariamente nos afetam, mas pouco. Não somos responsáveis por eles, e eles passam por nossas mentes como um pássaro cruzando os ares, sem deixar rastro. Não têm efeito duradouro em nós porque não são propriamente nossos. São intrusos mal recebidos pelos quais não temos amor e dos quais nos livramos tão depressa quanto possível.
Quem quiser verificar sua verdadeira condição espiritual pode fazê-lo notando quais foram os seus pensamentos nas últimas horas ou dias. Em que pensou quando estava livre para pensar no que lhe agradasse? Para o quê se voltou o íntimo do seu coração quando estava livre para voltar-se para onde quisesse? Quando o pássaro do pensamento foi posto em liberdade, voou para longe como o corvo, para pousar sobre as carcaças flutuantes ou, como a pomba, circulou e voltou para a arca de Deus? Ê fácil realizar esse teste, e, se formos sinceros conosco mesmos, poderemos descobrir não só o que somos, mas também o que vamos ser. Logo seremos a suma dos nossos pensamentos voluntários.
Conquanto os nossos pensamentos instiguem os nossos sentimentos, e assim influenciem fortemente as nossas vontades, é contudo certo que a vontade pode e deve ser senhora dos nossos pensamentos. Toda pessoa normal pode determinar aquilo em que vai pensar. Naturalmente, a pessoa aflita ou tentada pode achar um tanto difícil controlar os seus pensamentos, e mesmo enquanto se concentra num objeto digno, pensamentos insensatos e fugidios podem fazer travessuras sobre a sua mente, como vivos relâmpagos numa noite de verão. Tendem estes a ser mais molestos do que perniciosos e, no final das contas, não fazem muita diferença, sejam isto ou aquilo.
O melhor meio de controlar os nossos pensamentos é oferecer a mente a Deus em completa submissão. O Espírito Santo a aceitará e assumirá o controle dela imediatamente. Depois será relativamente fácil pensar em coisas espirituais, especialmente se treinarmos o nosso pensamento mediante longos períodos de oração diária. Praticar longamente a arte da oração mental (isto é, falar com Deus interiormente, enquanto trabalhamos ou viajamos) ajudará a formar o hábito do pensamento santo.
Tirado do Livro "O melhor de A.W. Tozer"
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Sua família, seu tesouro
Não sei como foi ou como é o seu relacionamento com seus pais, não sei se seu pai é um bom pai ou é uma porcaria de pai, seja ele natural ou seu padastro. Não sei se ele te dá beijos e diz que te ama ou se te bate ou até abusa sexualmente de você, não sei se ele é ausente ou presente, se dá mais valor aos outros filhos deixando você sentir excluído, se ele te pressiona pra ser sempre o melhor e você não aguenta mais a pressão, não sei se sua mãe ou madrasta é uma boa mãe ou deixa muito a desejar, se ela só faz reclamar de você e nunca te elogia quando você faz algo certo para agradá-la, se ela nunca te deu um abraço e disse que te ama, se liga mais para os outros filhos do que para você, se ela quer que você seja o que ela não conseguiu ser e te pressiona pra isso e você só pra agradá-la faz o que ela diz mesmo não gostando, se ela te sufoca com superproteção ou coisa assim, não sei se você fala ou não fala com seu irmão se vocês se amam ou se odeiam, o que eu sei é que seja a sua família como for ela é o que você tem de mais precioso nesta terra.
Mas como uma família que possui os problemas que eu relacionei acima pode ser benção na vida de alguém? como um pai que ignora e maltrata seus filhos pode ser benção, como uma mãe que nunca disse um "eu te amo" pra seu(a) filho(a) e só faz reclamar e maltratar pode ser benção na vida de alguém? Quem já passou ou passa por estes problemas em sua casa com certeza está se fazendo esta pergunta, e eu respondo da seguinte maneira: "Tudo dependerá de como você vai enxergar a situação da sua casa, de como você enxergará não só as atitudes dos seus pais, mais a história deles, de como você vai exergar não só as atitudes do seu filho, mais o modo como você o criou, dos erros que você cometeu contra os seus filhos e nunca pediu perdão a eles" Quando você parar de pensar em tudo que você sofreu por causa dos seus pais ou por causa dos seus filhos, e começar a considerar a história de vidas deles e tudo o que eles passaram, você começará a enxergar a sua família, os seus pais, os seus filhos, o seu marido, a sua esposa de uma forma diferente. Não quero justificar os erros deles, e nem posso fazer isso, mas quero que você entenda o porque das atitudes erradas deles.
Um clássico exemplo disto é a história de Michael Jackson. Em entrevista a um canal de tv ele disse que não tinha tempo de ser criança, vivia ensaiando com seus irmãos para fazer shows, e quando algo saia diferente ou errado seu pai o batia a tal ponto de deixar o menino estirado no chão, os seguranças depois da surra tinham que vir para levantá-lo e levá-lo para tratar as feridas. Sabendo disso fica fácil entender o porque dele morar na terra do nunca(never land) terra de Peter Pan, o garoto que nunca cresceu, fica fácil entender o porque das excentricidades de Michael Jackson, não justifica, mas certamente explica muitos dos atos dele.
Quero que você entenda algo, quem só recebeu espinhos durante toda a sua vida, certamente só vai poder dar espinhos aos outros, não vai saber das rosas. A não ser que por milagre de Deus esta pessoa consiga manter o seu coração puro durante a sua infancia , adolescência e juventude esta pessoa na sua fase adulta estará fadada a tratar mal aos outros ou ser uma pessoa com disturbios sérios de personalidade, não conseguindo se relacionar bem com ninguém, nem com ela mesma. Faça uma levante da vida dos seus parentes, dos seus familiares, com certeza existem fatos que você ainda não sabe e quando saber vai ficar surpreso, isto o ajudará a entender tudo que possa estar acontecendo. Volto a dizer não justifica, mas ajuda a entender.
Se as atitudes dos seus familiares te deixam triste é sinal que você se importa com eles porque se você não se importasse isto não te chatearia. Então eu te faço um desafio. Te desafio a fazer por eles o que eles nunca fizeram por você. Se eles nunca disseram que amam diga a eles que você os ama, se eles nunca te abrassaram, abrasse eles, se eles nunca te deram um beijo, beije eles, eles não vão enternder nada, mas com certeza vão gostar, e te garanto como 1 e 1 são 2 que uma hora eles vão devolver o carinho. A transformação da sua família começa em você, se você mudar, parte da sua família mudará porque você faz parte dela e esta mudança alcançará os outros.
Tenha isso em mente, sua família é seu maior tesouro, lute por ele, livre-se das mágoas, libere seu coração das tristezas, peça a Deus para tirar todo ressentimento pois só assim isto dará certo. Eu sei que você ama os seus então lute por eles.
Paz e Graça!
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Um filho que foi sexualmente abusado pelo seu pai, uma esposa que foi traída pelo esposo que tanto amou e se entregou a ele, um marido que foi traído pela esposa pela qual se sacrifica todo dia para lhe dar o melhor que pode, um pai ou uma mãe que de uma maneira inesperada descobre que o filho o traiu e está se envolvendo com coisas erradas, um homem ou uma mulher que foi traído(a) pelo(a) seu(a) melhor amigo(a), todas essas pessoas possuem uma necessidade em comum, a necessidade de perdoar.
Mas como isso se torna possível? Como uma pessoa que foi abusada pelo seu próprio pai quando criança vai conseguir olhar para ele e dizer "Eu te perdoo"? Como uma mulher que amou seu marido intensamente e de uma forma repentina descobre que foi traída e humilhada publicamente por ele vai poder olhar de novo para seu companheiro e perdoá-lo? Como fazer que essa atitude saia do nosso coração de uma forma sincera?
Sou pastor mas também sou um homem comum, não sou de ferro e como ser humano quando me comparo com certas situações sinto muita raiva e uma vontade de fazer justiça com as minhas próprias mãos, como no caso do garoto João hélio, aqui onde moro no Rio de Janeiro. O menino estava em um bairro aqui perto de minha casa no carro com a mãe quando assaltantes roubaram o carro e o arrastaram por mais 15 Km na porta do carro, um rastro de sangue foi deixado por aquela criança que foi encontrada morta, pendurada na porta do carro quase desfigurada. Imagine quanta agonia dor e desespero aquele garoto sofreu antes de morrer sendo arrastado por 15Km. Foi um caso que chocou todo o país. Quando soube desta tragédia meu coração tremeu, tive vontade de chorar, fiquei com muita raiva e confesso que do fundo do meu coração desejei a morte das pessoas que fizeram isso com ele, sou pai e não sei o que faria se fosse minha filha. Dou o exemplo deste caso lamentável com o intuito de te balançar por dentro e te fazer refletir. Como podemos perdoar tais coisas? Porque Deus nos manda perdoar sempre?
Deus estaria nos pedindo algo que ele sabe que nós não podemos cumprir? Perdoar um esbarrão, um tapa dado sem querer, um copo de água derrubado em cima da gente é fácil. Mas um estupro, uma traição, um assassinato hediondo, isto não é fácil. Porque temos que perdoar quando somos traídos de uma forma covarde? Porque temos que perdoar aqueles que praticam injustiça contra nós e nos caluniam? Porque temos que perdoar quem nos rouba e quem nos agride se nós não fizemos nada para merecer tais coisas? Porque? Onde está a justiça nisso?
A resposta:
O estupro, a traição, o assassinato, as injustiças, as agressões, deixam no ser humano uma ferida que médico algum nesse mundo pode curar, deixam feridas na alma. Você pode sofrer injustiças ou agressões, entrar na justiça e ganhar até indenizações financeiras por isso, mas elas de forma alguma vão curar ou apagar as feridas que foram feitas na sua alma, no seu ser. A ferida na alma vai muito além de uma ferida na carne. a carne tem o poder de se restaurar com o tempo, mas a alma não, a ferida fica ali e se não houver tratamento ela vai crescendo até tomar conta de todo o seu ser e te transformar em outra pessoa, uma pessoa insensível, egoísta e incapaz de amar alguém verdadeiramente.
Todas essas situações difíceis que comentei geram no nosso coração sentimentos como ira, ódio, mágoas, ressentimento, tristeza, desconfiança contínua(não se confia em ninguém, nem em Deus), orgulho, soberba, insensibilidade e etc. Não posso confirmar que todos este sentimentos estarão juntos no coração de uma pessoa que sofreu ou passou por algo ruim, mas posso dizer que um deles somente é capaz de destruir por completo a vida de uma pessoa.
Contra as feridas da alma só existe um remédio eficaz: O PERDÃO. Com isso querido eu quero começar a mostrar pra você porque Deus nos manda perdoar. Deus nos manda perdoar sempre porque Ele sabe que isto é para o nosso próprio bem, Ele sabe que somente o perdão vai fazer que todas as feridas da nossa alma sejam curadas, permitindo assim assim que tenhamos uma vida saudável e alegre. A felicidade de qualquer pessoa está intimamente ligada a capacidade que ela tem de perdoar e todos nós queremos ser felizes. Imagine se você não fosse capaz de perdoar nenhuma das pessoas que sem querer esbarraram em você e guardasse mágoa ou raiva de cada uma delas, como seria a sua vida? Todos nós erramos, as pessoas erram contra a gente,as vezes o erro é consciente, as vezes é inconsciente, isto acontece todos os dias, se não tivermos a capacidade perdoar, os maus sentimentos se acumularão em nosso coração tomando conta dele e não deixando que nenhum sentimento bom entre, nos privando das melhores coisas da vida como o amor, a paz, a felicidade de viver com quem se ama. Deus nos manda perdoar porque ele quer que vivamos todas essas coisas plenamente, não porque ele quer brincar com a gente.
O motivo mais importante do porque Deus nos manda perdoar´é porque Ele quer ter um relacionamento conosco e Deus não perdoa quem não libera perdão. Uma das Características de Deus é a misericórdia, perdão. Deus está sempre pronto a perdoar, ele pode te perdoar mais de 70x7(490) vezes ao dia se for preciso, portanto Ele tem todo o direito de dizer pra você que você deve perdoar. Jesus Cristo na oração do Pai nosso diz:" E perdoa as nossas dividas assim com nós perdoamos os nossos devedores" e lá no final esta escrito assim:"Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas". Entanto pra receber o perdão de Deus é necessário perdoar também, Jesus pagou um preço alto, pra poder nos perdoar ele teve que morrer. O perdão exige que paguemos um preço, o preço de se desfazer da justiça própria, do ego e do orgulho ferido, isso não é fácil, dói, mais é necessário.
Para nos ajudar a perdoar Deus enviou seu Espírito Santo, que habita em nós. Assim Quando a situação se torna difícil de perdoar, Deus que habita em nós, nos mostra o caminho e nos auxilia na difícil jornada que é o perdão. Nada é impossível para Deus, e se Ele estiver morando dentro de você eu garanto que pra você nada será impossível, não por sua causa, mas por causa do Deus que mora dentro de você.
BUSQUE A DEUS E PEÇA AJUDA A ELE, ELE TE GUIARÁ AO CAMINHO DO PERDÃO!!!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
ENFRENTE OS SEUS PROBLEMAS
Todos nós passamos por dificuldades, mas, algumas pessoas não apenas passam por dificuldades, elas vivem em dificuldades. As experiências que passei e que acompanhei de perto, me fizeram ver uma coisa muito importante. A maioria das pessoas que vivem em problemas, só estão nessa situação porque não tem coragem de enfrentá-los.
Para o ser humano em geral, é bem mais fácil fingir que um problema não existe do que enfrentá-lo, só que isto não resolve o problema, só faz ele crescer.
O que acontece é que nem sempre fazer a coisa certa vai fazer com que as coisas melhorem, pais que sabem que o filho tem um sério desvio de caráter e ignoram isso por causa do medo de enfrentar a situação, vão sofrer mais tarde porque ele certamente se voltará contra eles, mas se eles se levantarem para confrontar o filho o relacionamento entre eles vai ser abalado, e nenhum pai ou mãe quer isso, mas esta é a coisa certa a se fazer, e isso certamente o livrará de problemas mais tarde.
Se você esta passando por problemas em casa, no trabalho, na escola, na igreja ou em qualquer outro lugar eu quero te dar um conselho, ENFRENTE O SEU PROBLEMA, NÃO IGNORE E NEM EMPURRE COM A BARRIGA, ISTO SÓ VAI FAZER ELE CRESCER. Talvez o medo de enfrentar o seu problema é que você sabe que se você se levantar para o confronto as coisas podem piorar, talvez pessoas que você ama, considera ou até mais "fortes ou influentes" que você ficarão com raiva de você, é um risco que se tem de correr, mas eu quero te dizer que se você não fizer isso, o problema vai crescer 10 vezes mais e o resultado será bem pior. Analise a situação, olhe sempre os dois lados da moeda, se for preciso reconhecer algum erro, tenha coragem e faça isso, e depois parta resolver o problema.
Não vacile, peça a Deus para te ajudar, ele te iluminará, o gigante Golias não gostou de ser confrontado por Davi, mas Deus estava do lado de Davi e estará do seu lado também.
Que Deus te abençoe.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Como a águia...
QUEBRANTAMENTO
- A águia chega a viver 70 anos. Mas, aos 40, ela está com suas unhas cumpridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar suas presas das quais se alimenta; o bico alongado e pontiagudo se encurva; as asas envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas. Então, voar se torna muito difícil, quase impossível!
Para sobreviver a água só tem duas alternativas: Esperar a morte ou enfrentar humildemente um doloroso processo de renovação de 150 dias. Esse processo consiste em se recolher a um ninho próximo a um paredão, no alto de uma montanha, onde ela não necessite voar. Ali deverá bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Depois, esperará nascer um novo bico, com o qual extrairá suas velhas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela deverá arrancar as velhas penas e esperar o crescimento de outras. Após cinco meses, a águia, plenamente refeita, sai para o famoso vôo de renovação e vive mais 30 anos.
- Se existe algo que Deus não pode fazer é resistir a um coração quebrantado. (Isa.66:2; Sal.34:8; Salm.51:17).
Pense nisso.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
horgulho X humildade
- 12 coisas sobre o orgulho:
1) É a auto-divinização do ser, amor próprio exagerado.
2) É a busca do mais elevado simplesmente para aparecer mais, ser mais, ter mais.
3) É o ego acima de tudo e todos.
4) É a auto-suficiência que nos faz crer que não precisamos de ninguém e damos conta da nossa vida.
5) Nos cega para os direitos e necessidades dos outros e faz-nos enxergar somente os nossos direitos e necessidades.
6) 1º eu, 2ºeu, 3º eu, 4º eu, 5º eu, 6º eu, 7ºeu, .....
7) Endurece o coração e tranca os lábios para elogiar o outro.
8) Nos isola dos outros.
9) Não admite os erros dos outros, não liberando perdão jamais.
10) Não admite o próprio erro.
11) Sempre está certo e jamais pede perdão.
12) Nos afasta de Deus, fazendo com que Ele rejeite nos rejeite.
- Humildade é:
1) A atitude que não nos faz ser exibidos apesar dos dons que nos foram dados por Deus.
2) A capacidade do nosso espírito perceber a grandeza de Deus e o valor do nosso semelhante.
3) A disposição que nos faz sentar ao lado de publicanos e meretrizes, sem constrangimento e sem cumplicidade.
4) O sentimento que nos faz lavar os pés uns dos outros.
5) O que nos faz largara cobiça pelos primeiros lugares.
6) É o que nos faz amar mais servir do ser servido.
7) É poder que subjuga o ego e faz Jesus ser absoluto em nós.
8) É o que nos faz gritar: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
9) É o que nos faz descansar nas promessas de Cristo, pois nos faz totalmente dependentes Dele.
10) É o fruto do Espírito que nos leva a santificação.
11) Infelizmente, é o que falta em alguns pastores, ministros e cantores evangélicos de hoje
- Nosso maior exemplo de humildade vem da cruz, ali e somente ali, encontraremos o Deus criador de todas as coisas, o onipotente, onipresente e onisciente Deus carregando uma culpa que é nossa e dizendo que ainda sim nos ama. Olhando pra cruz não temos motivo para sentir orgulho, querer aparecer mais que os outros, ou não perdoar, pois diante da cruz todos nós somos iguais.
Decida qual o caminho você quer seguir.
Uma casa construida na areia
Um exemplo clássico está na questão da fidelidade. Como homem casado que sou posso dizer que se você hoje estiver conversando com amigos numa festa ou em um bar e afirmar categoricamente que é fiel a sua esposa, você será chamado de bobão, otário, mané. A sociedade tem tratado a infidelidade como algo normal, algo vai dar afirmação pessoal aquele(a) que a pratica, quando na verdade acontece o inverso. A infidelidade, seja ela praticada em qualquer situação, traz traumas que são difíceis de serem curados, tira a credibilidade de quem a pratica e fere a alma de quem sofre a traição. Quando nos casamos prometemos ser fiéis na tristeza e na alegria, na saúde ou na doença, etc. e tal. Onde foram parar estas palavras? Homem ou mulher que se preza, mantém as suas palavras, mas não é isto que tem acontecido ultimamente. A televisão através de filmes e novelas traz a idéia que isto é normal, as músicas incentivam a infidelidade de uma forma bem aberta. A família está sendo fortemente ameaçada pela inversão de valores, e a família é a base da sociedade, se as famílias vão mal, toda a sociedade vai mal.
Outra inversão muito perigosa está na questão da honestidade. A honestidade hoje está extinta, um exemplo clássico disto está na seguinte história que vi na tv. Um funcionário de um aeroporto achou no banheiro uma mala que continha uma grande quantia de dólares. Ele então a entregou as autoridades responsáveis que entregaram a mala intacta ao seu legítimo dono. Isto foi um acontecimento no Brasil. Toda a mídia publicou o acontecido e o governo convidou este homem para fazer uma propaganda exaltando o seu ato, como se ele tivesse entrado em um prédio em chamas e salvado 35 criancinhas de uma vez, quando na verdade ele só foi honesto. Este homem não é anormal, anormal somo nós que achamos que isto é incomum.
A sociedade está doente, e quando aparece uma pessoa sã, ela logo se distaca como incomum, quando na verdade ela é uma das poucas pessoas normais, o caso deste homem é um exemplo disto. Infelizmente para sociedade hoje ser honesto é sinal de inocência ou burrice, é triste, mas a verdade é esta.
A sociedade esta construindo as suas bases na areia, e todos sabemos que uma casa construinda na areia tem como certa sua destruição.
Deixo aqui esta reflexão e termino com as palavras do meu mestre Jesus em mateus 7:24-27
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto sobre aquela casa; contudo não caiu porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põem em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto sobre aquela casa; e ela caiu, e foi grande a sua queda."