Se existe uma coisa capaz de fazer o ser humano mudar é o sofrimento. O sofrimento pode fazer um homem de bem se revoltar e virar um homem cruel e vingativo. Em contra partida, o mesmo sofrimento pode tornar um homem cruel e vingativo em um homem de bem. Mas como isso pode acontecer? A resposta: Depende de como você vai lidar com o sofrimento. Um caso clássico de sofrimento nos é apresentado no livro bíblico de Jó, uma história que é conhecida por muitos. Jó era um homem muito rico e bom, que temia a Deus, era íntegro, sincero que valorizava e muito a sua família, mas, de uma ora para outra ele perde toda a sua fortuna, perde todos os seus filhos e é acometido de uma terrível doença. O sofrimento de Jó é tão grande, mas tão grande, que os seus amigos não conseguem dizer nenhuma palavra de consolo diante do sofrimento de Jó. Você já passou por isso, ir consolar alguém que está passando por um grave problema e não ter o que dizer diante do sofrimento daquela pessoa? É uma situação frustrante, o sentimento de incapacidade toma conta e ficamos sem ação.
Somente no final do livro, já nas últimas palavras , nós entedemos o porque de tanto sofrimento, de tanta dor, e Jó aprende uma lição que ele não conseguiria aprender em uma festa, em uma viagem de férias ou coisa assim. CERTAS COISAS O HOMEM SÓ CONSEGUE APRENDER PASSANDO POR UM SOFRIMENTO. Viajar é bom, festejar é bom, realizar sonhos é bom demais, mas as coisas mais importantes da vida aprendemos no meio de uma dor, passando por um vale, em meio as lágrimas. Mas, tudo depende de como você olha para a situação que você está passando, de como você se enxerga como pessoa e principalmente do tamanho da sua fé em Deus. Jó conseguiu passar pelo sofrimento e aprender com ele porque acreditava em Deus, tinha conciência de quem ele era e sabia que a situação que ele estava passando tinha um propósito, a soma destas 3 coisas deram a Jó a força para seguir em frente.
Eu sei que é fácil falar ou aconselhar alguém que está sofrendo. Afinal de contas, não sou eu quem está sofrendo. Somente quem sofre a dor sabe exatamente o quanto está doendo. Não sei o tamanho da dor que você sofreu ou ainda está sofrendo, assim como você também não sabe o quanto eu sofri para aprender a lidar com o sofrimento. Para escrever este texto eu sofri muito, chorei muito, reclamei muito, pensei inúmeras vezes em desistir de tudo, até que Deus me fez ver o que eu precisava ver. Foi sofrendo que aprendi que o sofrimento pode ser uma ponte para o crescimento, pode trazer maturidade e uma nova visão da vida, e é por isso que escrevo este texto, para tentar mostrar a você o que eu consegui ver. Depois de muito sofrer eu vi que a graça de Deus se aperfeiçoa na minha fraqueza, que o sofrimento me faz depender mais de Deus e abate meu orgulho e meu ego, e que eu sempre vou crescer depois de sair de uma situação de sofrimento.
Por outro lado uma pessoa que tem uma visão errada de si mesmo, não crê em Deus, não para e refleti sobre o sofrimento que está passando, vai se revoltar com o sofrimento e deixará fluir toda a maldade o rancor, mágoa e tristeza que estão dentro da sua alma e isso é ruim. Foi por causa da dor e do sofrimento que surgiram os maiores criminosos da história, são pessoas que passaram pelo sofrimento mas não conseguiram aprender nada com ele, na verdade, eles tentaram fazer com que outros também sofressem a mesma dor que eles estavam sentindo.
Se você esta lendo este texto e está passando por um profundo sofrimento o que eu digo a você é: Creia em Deus, pois o fato de você estar sofrendo não quer dizer que Ele te abandonou, e reflita por um instante. Você vai começar a enxergar coisas que antes você não estava conseguindo ver. Se isto acontecer, meus parabéns você está chegando a um novo nível em sua vida.
QUE DEUS TE ABENÇOE!!!!!!
Pr. Mauro