Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. tiago6:3-10
Eu não preciso ser vidente pra saber que você já teve ou tem problemas por causa de palavras erradas na hora errada. Se você não falou, com certeza alguém falou de você e o problema começou. Todos nós, inclusive eu, já passamos por dificuldades por causa de palavras mal colocadas. A palavra que sai da nossa boca tem poder para mudar o astral de uma pessoa ou para derrubá-la de vez. Que um exemplo? Fale para uma mulher preocupada com o seu peso que ela está gordinha. Acabou o dia pra ela, ela pode entrar em depressão profunda por causa disto, mas, fale pra esta mesma mulher que ela está emagrecendo, ela vai abrir um sorriso do tamanho de um mundo e vai ficar animada para contiinuar a emagrecer, tudo isso por causa de algumas palavras. Resolvi escrever sobre o poder das palavras porque tenho visto o estrago que elas podem fazer na vida de uma pessoa, um pai ou uma mãe pode destruir a vida de um filho com palavras carregadas de raiva e ódio, pelas coisas que eu tenho visto eu posso dizer uma coisa: O estrago é grande, muito grande.
Conheço pessoas que não conseguem viver bem em família por causa das coisas que ouviram dos pais quando criança. Mesmo sem querer, elas acabam repetindo para os seus filhos exatamente o que seus pais falaram pra eles quando menores e passam o trauma pra próxima geração. Já vi casamentos se despedaçarem por causa de palavras ditas em hora e lugar errados, mulheres oprimidas pelas palavras dos seus maridos, maridos oprimidos e perturbardos por causa das palavras de suas esposas, é difícil, é duro viver ao lado de uma pessoa que só sabe dizer palavras duras e nunca elogia, ou agradece a alguém.
Se uma pessoa deseja viver bem ela deve guardar a sua língua do mal e se desviar da falsidade, porque uma pessoa acostumada a dizer palavras maléficas e falsas vive uma vida igualmente maléfica e falsa.
Por outro lado palavras boas e saudáveis podem fazer um bem imenso as pessoas. Uma criança que ouve dos seus pais que é amada, que ouve elogios dos seus pais, que se sente segura até nas correções dadas, porque sabe que é amada pelos seus pais, vai se tornar um adulto saudável e confiante. Vai passar a seus filhos o mesmo amor e repetir as mesmas palavras de amor que ouviu dos seus pais aos seus filhos. A mulher que ouve palavras doces do seu esposo, se tornará uma mulher confiante, que enfrentará as dificuldades que poderão aparecer de cabeça pra cima porque sabe que tem um marido com quem pode contar. Um homem que ouve palavras doces de sua esposa vai se sentir mais forte na hora das dificuldades, pois como homem eu sei que tem horas que tudo que um homem quer ouvir é uma palavra de encorajamento de sua esposa, e é duro quando ela não vem.
Eu sei que as vezes temos que usar palavras duras para corrigir os filhos, ou resolver problemas sérios, mas ainda sim, temos que usar as palavras corretas nestas ocasiões caso contrário a situação vai piorar ainda mais. Em momentos tensos temos que pensar duas vezes antes de falar, palavras erradas em momentos tensos costumam causar estragos.
O que você tem dito as pessoas que estão ao seu redor ultimamente? tem tido problema por causa das palavras que tem falado? É daqueles que diz: "Eu falo o que penso, quem não gostou que se vire"? Eu te pergunto:" Quem foi que falou que o que você pensa é a mais pura verdade? Quem foi que te disse que o que você pensa é totalmente certo? É bom parar e pensar.
Meu desejo é que todos nós possamos usar bem as palavras e construir uma família melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor, um país melhor. Deixo os versículos que usei no começo deste post.
Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Paz e graça!
pr-Mauro